segunda-feira, abril 25, 2011

TDT - Como ligar a sua TV e o descodificador

TDT: ligações para utilizar o novo sinal
Se o televisor não está equipado com o sintonizador necessário, nem tem canais por assinatura, a caixa descodificadora é a intermediária entre o aparelho e a antena do telhado.

Os utilizadores por assinatura (cabo, fibra ótica, IPTV ou satélite) não precisam de mudar o equipamento. A TDT é a digitalização das atuais emissões analógicas de televisão em sinal aberto. Os 4 canais generalistas vão continuar de acesso livre. Respostas às suas dúvidas no espaço dedicado à TDT.
Se tiver um televisor com sintonizador DVB-T que descodifica sinais MPEG4, não precisa de caixa descodificadora. A antena pode ser exterior ou interior: as interiores são mais sensíveis a interferências.
Ligação do cabo de antena
Ligue o cabo de antena diretamente ao televisor. Depois, sintonize os canais digitais. Pode ter de reorientar a antena.
Caso o LCD ou plasma não inclua um sintonizador TDT (DVB-T MPEG4), terá de recorrer a uma caixa descodificadora.
Ligação à caixa descodificadora
A antena exterior ou interior é ligada à caixa descodificadora.
Ligação HDMI
Para os LCD e plasma, a ligação mais aconselhável é a HDMI (cabo preto na foto). Transporta o sinal em formato digital e permite vídeo em alta-definição.
Ligação SCART
Sem ligação HDMI, a SCART é a alternativa para ligar a caixa descodificadora ao televisor. No caso de a caixa ter mais do que uma ficha SCART, use a que menciona “TV SCART”.
Ligação por cabos de vídeo por componentes 1 Ligação por cabos de vídeo por componentes 2
Para ligar a caixa descodificadora ao televisor, pode usar ainda os cabos de vídeo por componentes. A ligação de vídeo corresponde a 3 fichas RCA (verde, azul e vermelha). Terá de ligar o áudio em separado, por 2 fichas RCA (branco e vermelho).
Nos televisores mais antigos, do tipo CRT, a ligação à caixa descodificadora pode ser feita por ficha SCART ou de vídeo composto e áudio estéreo.
Ligação da antena à caixa descodificadora
Ligue a antena à caixa descodificadora.
Ligação TV  SCART
Se a caixa tiver mais do que uma saída SCART, ligue o televisor à que indica “TV SCART”. A que refere “VCR” serve para ligar aparelhos, como gravador de DVD.
Ligação por cabos de vídeo composto ou com um adaptador SCART
Quando não há mais SCART livres no televisor, pode ligá-lo à caixa pelos cabos de vídeo composto ou com um adaptador SCART. Este converte uma ficha SCART em vídeo composto (ou S-Vídeo).

Fonte: DECO.PROTESTE.PT
Até logo, vizinhos. Vou pra dentro.

Reacções:

0 comentários: