domingo, junho 26, 2011

COMO ORGANIZAR PAPELADA EM CASA

COMO ORGANIZAR PAPELADA EM CASA
Procurar papéis é um desperdício de tempo e energia. E quando as contas não são pagas ou as autorizações escolares não são entregues, o preço da desorganização é pago em multas ou passeios perdidos. Neste artigo, abordaremos algumas estratégias para acabar com a confusão. Portanto, se sua ideia de organizar seus papéis é empilhá-los na mesa da sala de jantar, tente algumas das dicas a seguir:

·         designe uma área de sua casa, mesmo que seja apenas uma gaveta, para arquivar seus papéis comerciais, contas, cartas e recortes;
·         prepare um sistema de arquivamento para seus papéis importantes e recibos; isso pode ser tão simples quanto uma pasta sanfona ou um arquivo de gaveta que pode também servir de mesa auxiliar;
·         use uma pasta "miscelânea" para itens que não se encaixam em nenhuma categoria, mas certifique-se de vasculhar esta pasta quando ela encher; você descobrirá que novas categorias aparecerão, e itens desnecessários serão facilmente reconhecidos;
·         mantenha sua correspondência em um lugar da casa, e abra e arquive tudo, pelo menos, uma vez por semana; se você não puder arquivar seus papéis em intervalos regulares, use uma pasta chamada "a arquivar" para guardar itens temporariamente; reserve um tempo para arquivar esses itens;
·         pendure um cesto próximo da porta de entrada e deixe suas chaves nele, assim você sempre saberá onde elas estão; use também este cesto para contas e cartas que devem ser enviadas; quando for pegar suas chaves, você se lembrará da correspondência;
·         em casas com crianças mantenha uma prancheta especial num lugar de destaque para todas aquelas autorizações e outros documentos escolares que são facilmente perdidos;
·         em vez de usar uma agenda de endereços, tente usar fichas guardadas numa caixa; junto com nomes, endereços e números de telefone, você terá espaço para anotar aniversários; se alguém se mudar, substitua por uma ficha atualizada;
·         revise seu sistema de arquivamento periodicamente e jogue fora itens que você não precisa mais, como contas de serviços públicos do ano passado ou cartões de garantia obsoletos.
·          
Nem todos os papéis da casa precisam ser arquivados.
Planeamento e prioridades
Aniversários e consultas médicas podem ser difíceis de lembrar porque extrapolam o número de compromissos de uma rotina diária estruturada. Aqui estão algumas estratégias simples para acompanhar vários compromissos:
·         use um grande calendário de parede para acompanhar encontros, reuniões, aniversários e outros eventos;
·         faça listas, tanto diárias quanto semanais, para ter certeza de se lembrar do que precisa ser feito; ticar os itens lhe dará uma noção de realização, assim como lhe fará lembrar do que ainda precisa ser feito;
·         crie uma "lista de tarefas familiar" semanal onde os membros da família podem se inscrever para as tarefas; Isso permite a cada um dizer o que está fazendo e também compartilha a responsabilidade na realização dessas tarefas;
·         use um planeador anual para definir metas a longo prazo, tal como poupar ou planejar férias;
·         defina metas realistas; não tente concentrar actividades demais num só dia ou mesmo num ano; se você está constantemente atrasado, mantenha uma caderneta com você e escreva tudo o que você faz em alguns poucos dias; então olhe a lista objectivamente para determinar se você tentou fazer coisas a mais.
Wall calendars help organize appointments, birthdays, and other events.

Um calendário de parede pode ajudá-lo a acompanhar os encontros, aniversários e outros eventos

Orientações para um sistema de arquivamento

Ao organizar seus papéis de casa, é difícil saber quais devem ficar à mão e quais devem ser guardados num cofre. Leia as orientações abaixo.

O que arquivar em casa:

·         extractos bancários, cheques adicionais, cadernetas de poupança, cheques cancelados;

·         documentos do carro, apólices de seguro, registros de manutenção, canhotos de pagamento;
·         lista de todos os cartões de crédito com números e telefones; extratos de cartão de crédito;
·         garantias e certificados, incluindo manuais de instruções;
·         documentos da casa - apólices de seguros e documentos da hipoteca; lista das reformas da casa e os recibos; apólices de seguro de leasing ou aluguel, se houver aluguel;
·         registros de investimento - 401(k), fundo mútuo, e extrato do corretor;
·         documentos médicos - imunizações, formulários de segurança, pagamentos de seguro, receitas;
·         apólices de seguro de vida;
·         recibos de imposto - cópias de recibos de imposto do ano anterior e recibos de despesas dedutíveis que você planeja descontar no próximo ano;
·         cópia do testamento (mantenha outra cópia no escritório de seu advogado).
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O que guardar num cofre:

·         papéis pessoais, incluindo certidões de nascimento, certidão de casamento, passaportes, documentos do serviço militar, sentença de divórcio;
·         escritura da casa e certidões;
·         documentos financeiros, incluindo bonificações de poupança, certificados de depósito bancário, certificados de ações;
·         lista de objetos de valor (inclua uma fita de vídeo da casa quarto por quarto, se possível).

Assim que você tiver um sistema implantado para organizar seus papéis, sua casa funcionará com muito mais eficiência. Além disso, você estará melhor preparado para lidar com as emergências inevitáveis.

Bom trabalho!
 

Até logo, vizinhos. Vou pra dentro.

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