terça-feira, dezembro 28, 2010

Conselho útil do dia: Xmarks para Firefox

Hoje em dia ninguém usa apenas um computador. Temos acesso a computadores em casa, no trabalho, na escola, em locais públicos... E é claro que com tantas máquinas é difícil manter a pasta dos favoritos do Firefox actualizada em todos os PCs... ao mesmo tempo.

O Xmarks resolve esse problema de forma simples e eficiente, actualizando e sincronizando constantemente os seus favoritos e as opções correspondentes.


Primeiro faça o download e instale o Xmarks em todos os computadores que usa habitualmente. Para sincronizar os links favoritados deve registar-se e criar uma conta no Xmarks. Na primeira utilização do aplicativo um assistente mostra passo a passo o processo para criar uma conta da forma mais fácil.

Depois de se registar clique no menu de opções e introduza os seus dados para fazer o login no serviço. 
Repita o processo em todos os computadores que usa para manter todas as pastas de favoritos interligadas. 

O Xmarks funciona em segundo plano e sincroniza de forma discreta e automática a sua lista pessoal de links. Adicione, edita e remova links favoritos sem medo de perder as mudanças quando trabalhar noutro computador.
A tarefa do programa é criar um backup dos favoritos adicionados diretamente para o site do serviço.
Dessa forma, sempre que você usar outro computador, basta instalar o Xmarks em poucos segundos, fazer o login na sua conta e sincronizar as informações. Todo o processo é extremamente rápido e você não precisa lembrar-se de todos os sites que frequenta ao utilizar uma nova máquina.

No Firefox
Com o Xmarks, no navegador da Mozilla você pode sincronizar favoritos, sessões de navegação salvas e até mesmo, se quiser, as passwords dos sites. 
Para instalá-lo não há segredos: apenas use este link, faça a instalação e reinicie o navegador para configurar o aplicativo, o que demora poucos segundos.


É indispensável criar uma conta do Xmarks. Para isso utilize a opção “Crie uma conta para mim” e insira correctamente os dados requeridos. Nas vezes em que você instalar o aplicativo noutras máquinas, bastará usar a opção de fazer o login com a sua conta para sincronizar os dados instantaneamente.

No programa
O atalho mais curto para as funções do Xmarks no Firefox fica no canto inferior direito, clicando no logotipo  “X” característico do programa (que passa a ser visível ao instalá-lo). 
Ao clicar ali você tem disponíveis todas as opções do aplicativo, que são divididas em separadores com vários itens dentro deles.

Poderá definir o status do programa, os itens a serem sincronizados e diversas outras características que estão presentes na extensão, que felizmente é toda em português. Dessa forma não há como se perder dentro do aplicativo que conta com explicações simples e sucintas sobre cada uma das opções.

Agora também nos portáteis
A mais nova característica do Xmarks é a possibilidade de ser usado também em telemóveis (celulares) que contenham um dos navegadores disponíveis para o programa. 
Instale, faça o login normalmente e use esta maravilha também no seu telemóvel.


Até logo, vizinhos. Vou pra dentro.

Reacções:

0 comentários: